Centro Histórico de Alcobaça
com João Alves

1º Lugar Proposta Seleccionada | Em curso
Concurso Público
Espaço Público | 18.000m²
Alcobaça

A premissa do concurso, Do Mosteiro ao Castelo – Acessibilidade e Nova Mobilidade, fala da ligação entre dois pontos nevrálgicos que, pela sua posição diametralmente oposta, em direcção e em cota, englobam entre si o que se pode considerar o centro histórico de Alcobaça.

Ficou claro que este concurso além da ligação entre estes dois pontos é um exercício sobre a lógica, identidade e ambições do centro histórico de Alcobaça. Intervir neste tecido urbano requer uma análise cuidade dos elementos que o constituem, das sua origens e o que representam para a cidade. Esta intervenção é a pedra basilar da ambição necessária  e o catalisador da regeneração urbana e desenvolvimento através da reconstituição de uma identidade clara do espaço público.

Pretende-se  exercer um diálogo directo com o pré-existente garantido uma uniformização da identidade do espaço público, promovendo a continuidade da experiência, e ao mesmo tempo respondendo de forma adequada ao programa preliminar em momentos particulares.

No fundo o conceito em que se ergue esta proposta é um de clareza e identidade no espaço público do centro alcobacense.